Para que Serve uma Landing Page?

Quando se fala em Marketing Digital sabe-se que existem muitas esferas diferentes e várias possibilidades que podem ser pensadas para que uma estratégia seja elaborada de forma eficiente e uma delas diz respeito a criação de páginas de conversão que também são chamadas de landing page.

As landing pages possuem um papel fundamental e praticamente são insubstituíveis numa estratégia de Marketing Digital. Mas, afinal, o que é uma landing page? Qual o seu papel dentro do Marketing Digital? É o que vamos entender agora!

 

O que é conversão?

A conversão é muito falada no Marketing Digital. Esta é uma das métricas de maior importância e que pode ser mensurada com precisão suficiente para que sejam provados os resultados.

 

De forma geral, o objetivo de uma conversão é conseguir fazer com que o usuário faça certa ação desejada para que passe a um novo estágio no relacionamento com a empresa. Este objetivo pode variar de empresa para empresa, pois existem aquelas que desejam que o visitante da página se torne um cliente e adquira um produto ou serviço, ou simplesmente pegar o seu contato para que seja iniciado um relacionamento, pois isso aumenta as chances do visitante se tornar um cliente ao longo do tempo.

 

Basicamente, existem dois tipos de conversão que são possíveis dentro de um site. São eles:

  • Direta – quando o visitante do site responde uma oferta de serviço ou produto e faz uma ação concreta na direção da compra.
  • Indireta – o visitante fornece algumas informações de cunho pessoal como seu email, nome, empresa ou outros dados, mas em troca ele recebe uma oferta de serviço gratuito ou conteúdo. Este é o tipo de conversão mais suave e que mesmo que não gere resultados imediatos trabalha no sentido de reter aquelas pessoas que não estão prontas para realizar a compra do produto ou serviço, mas que pode se tornar cliente no futuro.

Mas quem determina qual é o tipo de ação que o visitante deve tomar para que se torne uma conversão é o dono da empresa.

 

O que é uma página de conversão

A tradução literal do termo landing page quer dizer página de aterrissagem. Na teoria, ela pode ser qualquer página que um usuário utiliza para acessar o site, desde o acesso direto através da home ou por um post que foi encontrado nos mecanismos de busca.

Outro conceito que você pode verificar ,segundo o wikipedia,é uma página com a função de oferecer um material como ebooks,treinamentos,cursos,etc. de alto valor agregado,seja gratuitamente em troca de um email ou pago.

Mas na prática houve algumas alterações no conceito ao longo dos anos. Com o objetivo de aumentar as taxas de conversão várias empresas e pessoas que trabalham com o marketing digital começaram a criar suas landing pages focadas apenas para produzir a conversão para o site. Ou seja, ao invés de direcionar o usuário uma a homepage onde ele deveria explorar o site e tudo o que é oferecido pelo produto, as empresas passaram a criar as landing pages com foco na conversão. Por causa disso as páginas são mais simples e cumprem o único objetivo que o usuário gostaria de alcançar quando aterrissa na página.

para que serve uma landing page

 

Geralmente, a landing page é simples com poucos elementos, conteúdo e links que um site normal. Ela só tem uma ação disponíveis para que seja realizada e para isso é preciso que o usuário deixe sua informação de contato. Isso é uma landing page, pois o seu propósito é que o usuário cumpra uma ação determinada e quanto menos alternativas de clique e distrações ele tiver maior é a possibilidade daquela conversão ser bem-sucedida.

 

Basicamente, a anatomia da landing page possui como elementos o Título, uma oferta, o formulário e o call-to-action. Este modelo pode variar, mas dá para dizer que esses elementos formam o esqueleto básico de uma página de conversão.

Para ficar mais claro veja o exemplo no vídeo abaixo de como criar uma página de captura(que é também uma landing page)que serve para você criar sua lista de emails o que é fundamental se você quer realmente começar um negócio como afiliado.

 

Por que que no Marketing Digital à landing pages é tão importante?

A landing page tem apenas um objetivo: converter. Essa é a principal razão que a difere de uma página com múltiplos objetivos. Resumindo a importância das landing pages dentro do Marketing Digital pode-se dizer que é resultados.

 

Para entender a saúde do negócio são fundamentais a taxa de conversão e o número total de conversões. Existem muitos motivos que provam o quanto que as landing pages são importantes para o Marketing Digital. De forma geral, serão mencionados 3 resultados que podem ser alcançados:

 

Aumento da base de clientes ou leads

Imagine um site que todos os meses recebe a visita de 10 mil usuários que entram na página, navegam e saem sem que tenham deixado qualquer dado de contato.

 

Agora imagine um site com 3 mil visitas por mês que os visitantes entram, navegam e se deparam com links oferecendo ofertas. Esses links direcionam o usuário para uma landing page para que ele receba a oferta em troca de seus dados de contato ou realize uma compra.

 

É fácil perceber que é muito mais saudável para o negócio a segunda situação, pois o potencial de gerar negócios é bem maior que no primeiro.

 

Saber quem são as leads

Quando um usuário cai na landing page com oferta é preciso que seja preenchido um formulário com os dados de contato para que a oferta seja consumida. Não há uma regra quanto a esses dados, pois isso depende de cada público-alvo. O que vale é tentar entender quais os dados que realmente são necessários saber sobre os leads e apenas pedir esses.

 

Reduzir custos

As taxas de conversão são superiores aos de um site normal sem que seja necessário gastar uma verba alta pra isso. Sendo assim, pode-se reduzir os custos com campanhas ou anúncios e apostar um pouco mais nas landing pages.

Forte Abraço!

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